A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revela que a desaprovação do governo Lula subiu para 56%. Outros 41% aprovam a gestão petista, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder.
Os números mostram que a avaliação negativa do presidente cresceu, passando de 37% em janeiro para 41% atualmente. Já a opinião positiva caiu de 31% para 27%. Além disso, 29% consideram a administração regular, ante 28% no levantamento anterior.
Perda de apoio no Nordeste
Os dados indicam que a queda nos índices de aprovação de Lula ocorre em todas as regiões do país, com destaque para o Nordeste, tradicionalmente um dos maiores redutos eleitorais do petista.
Entre os eleitores nordestinos, a aprovação caiu de 59% em dezembro para 52% atualmente, enquanto a desaprovação subiu de 37% para 46%. Desde outubro de 2023, a diferença entre aprovação e desaprovação passou de 43 pontos percentuais para apenas seis pontos, sendo a maior queda de apoio ao presidente em todas as regiões do país.
Metodologia da pesquisa
O levantamento da Quaest foi realizado entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 entrevistados em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Por TNOnline.