O Paraná se destacou mais uma vez na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil), classificando 87 dos 235 alunos finalistas da quarta e última fase da competição, o que representa 36,6% do total. Os estudantes paranaenses são oriundos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual. O Estado aparece à frente do Ceará em número de classificados.
A lista com os nomes dos aprovados pode ser consultada no site oficial da competição: www.oniabrasil.com.br.
Paraná já vinha se destacando
O excelente desempenho não é novidade. Das 60.317 inscrições em todo o país para a segunda fase, 30.911 eram do Paraná. Na terceira fase, dos 3.332 alunos classificados no Brasil, 1.378 eram paranaenses.
O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou o resultado:
“Mais de um terço dos finalistas são do Paraná. Isso mostra como o trabalho de tornar o Estado referência em inteligência artificial está dando frutos”, afirmou.
Premiação e reconhecimento
Como incentivo à participação, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai premiar os 50 alunos com melhor desempenho na terceira fase com notebooks e tablets, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 380 mil.
-
30 notebooks VAIO serão entregues aos alunos do 1º ao 30º lugar
-
20 iPads 9 vão para os classificados entre o 31º e 50º
-
20 notebooks VAIO também serão destinados às escolas com maior número de alunos classificados
Reconhecimento da educação pública paranaense
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o protagonismo do Paraná no uso de tecnologias educacionais:
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e mostra sua força ao liderar uma competição nacional de inteligência artificial”, disse.
Etapa final e competição internacional
A quarta fase da ONIA será realizada presencialmente no dia 15 de abril, com divulgação dos resultados prevista para o dia 20 de abril.
Os quatro melhores alunos do país representarão o Brasil na IOAI (International Olympiad in Artificial Intelligence), que será realizada em agosto, em Pequim, na China.
Sobre a ONIA Brasil
A Olimpíada começou em novembro de 2024 e é promovida pelas plataformas digitais EduSpace, H2IA/UFPel e IIA/LNCC, que compõem a comissão organizadora. A competição envolve provas online e desafios práticos, com o objetivo de descobrir e estimular jovens talentos na área de inteligência artificial.