Ivaiporã recebeu um veículo Volkswagen Virtus do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, na segunda-feira, dia 31 de março. Foram 72 municípios contemplados – entre os 399, e Ivaiporã é um deles. O Virtus será utilizado em ações voltadas a mulheres.
Os 72 veículos foram entregues no Encontro Estadual Cuida Mais Paraná, realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, onde o governador Ratinho Júnior lançou o programa Casa da Mulher Paranaense acompanhado pela secretária de Estado da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e dezenas de autoridades.
A vice-prefeita Gertrudes Bernardy foi a Curitiba com a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Hellenn Costa, e foram recebidas por Leandre Dal Ponte. “O veículo significa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos em Ivaiporã na defesa e promoção dos direitos das mulheres. Agradeço ao governador Ratinho Junior e à secretária Leandre Dal Ponte por este grande apoio ao município”, reconheceu Gertrudes Bernardy.
Hellenn Costa se mostrou honrada por representar o Conselho Municipal da Mulher. “Com o veículo iremos fortalecer a nossa rede de proteção e especialmente as ações no município com mais agilidade”, disse.
OPM e Resolução
O governador Ratinho Júnior entregou 72 veículos para dar suporte aos municípios em ações voltadas às mulheres, como forma de fortalecer a rede de proteção e promoção dos direitos femininos. Os veículos foram destinados às cidades que têm Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) e preenchem os critérios definidos na Resolução 05/2025.
A ação faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O objetivo é valorizar e reconhecer as iniciativas municipais que priorizam em a agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas à população feminina, além de facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal.
“É uma maneira de estimular as prefeituras para que tenham uma estrutura mínima para atendimento às mulheres. É importante que as cidades tenham mecanismos para poder colocar de pé as políticas públicas que estamos fazendo para este público”, afirmou Ratinho Junior.