O vereador de Curitiba João Bettega (UNIÃO) foi condenado pela 5ª Vara Cível da capital paranaense por expor indevidamente um adolescente autista em um vídeo publicado no YouTube, TikTok e Instagram. Na gravação, Bettega se referia ao jovem como “comunista”, e o conteúdo foi intitulado “Comunista defende revolução no Brasil”.
A sentença, assinada pelo juiz Alexandre Della Coletta Scholz, determina que o vereador pague R$ 14 mil em indenização à família do adolescente. Além disso, foi exigida a remoção imediata do vídeo, porém Bettega já havia retirado o conteúdo do ar após decisão judicial anterior.
Justificativa da condenação
Na decisão, o magistrado destacou que o vereador, ao administrar um canal público, deveria ter verificado a capacidade civil do entrevistado, o que não ocorreu. “O requerido causou prejuízo inequívoco à imagem do adolescente e abalo à sua mãe ao utilizar sua imagem em publicação com título inusitado”, pontuou o juiz.
Posicionamento de João Bettega
Em nota, João Bettega afirmou ter sido pego de surpresa com a decisão e alegou que não sabia que o jovem tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA) no momento da entrevista. Além disso, questionou o fato de a mídia ter tido acesso à decisão tão rapidamente, já que o caso tramitava em segredo de justiça.
“Assim que soube da condição do entrevistado, retirei o vídeo do ar. Agora, irei analisar os argumentos da sentença e decidir se entrarei com recurso”, declarou o vereador.
Quem é João Bettega?
João Bettega, de 28 anos, foi eleito vereador de Curitiba em 2024, com 12.346 votos. Ele é influenciador digital, criador de conteúdo político e membro do Movimento Brasil Livre (MBL).
Em 2022, Bettega esteve envolvido em um confronto com o ex-deputado federal Boca Aberta, quando tentava se eleger deputado estadual no Paraná. Na ocasião, foi até Londrina, acompanhado do ex-deputado estadual Arthur do Val, para denunciar supostos gastos irregulares de Boca Aberta. O ex-parlamentar, no entanto, reagiu com socos e pontapés contra Bettega e Arthur do Val.
Por Ric