O Governo do Paraná segue ampliando seu programa de pavimentação de rodovias com concreto, apostando em uma solução mais sustentável, durável e eficiente para o futuro da infraestrutura viária do estado. Ao todo, 13 trechos, totalizando cerca de 340 quilômetros, já foram concluídos, estão em execução ou em fase de planejamento, com investimento superior a R$ 1 bilhão.
Benefícios ambientais do concreto
A pavimentação em concreto tem se destacado por vantagens que vão além da durabilidade. Segundo Zilda Romanovski, coordenadora de Licenciamento e Empreendimentos Viários do Instituto Água e Terra (IAT), o material reflete mais luz solar e contribui para reduzir a temperatura média das pistas em até 10ºC, ajudando a combater as ilhas de calor nos centros urbanos.
“Enquanto a temperatura média de pisos asfálticos pode chegar a 46ºC, as pistas em concreto ficam em torno de 36ºC”, explica Zilda. Essa diferença colabora com a redução do consumo de energia, diminuição dos riscos de incêndios e melhora na qualidade de vida da população. Além disso, beneficia animais silvestres, que enfrentam menor risco de queimaduras ao atravessar as vias.
Alinhamento com metas ambientais globais
O chefe do escritório regional do IAT em Toledo, Volnei Bisognin, reforça que o uso do concreto está em consonância com as metas ambientais da ONU. “Ao contrário do asfalto, que utiliza petróleo em sua composição, o concreto não emite tantos gases de efeito estufa”, destaca.
Ele lembra que o Brasil assumiu compromissos na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) de 2024, e que o Paraná dá um passo importante ao priorizar o pavimento rígido em suas estradas.
Inovação e estudos de impacto
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, revelou que um estudo elaborado em parceria com a Votorantim e analisado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV comprovou que o concreto tem menor emissão de CO₂ ao longo de sua vida útil, desde a extração da matéria-prima até a manutenção da pista. O projeto-piloto foi realizado na PRC-280, entre Palmas e General Carneiro, utilizando a técnica whitetopping, que aplica uma camada de concreto sobre o asfalto existente.
“Essa obra é pioneira no estado e combina inovação com sustentabilidade”, ressalta Furiatti.
Outras vantagens do pavimento rígido
Além da sustentabilidade, o concreto também traz benefícios como:
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Menor escavação e movimentação de solo, reduzindo resíduos;
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Maior durabilidade, o que diminui a necessidade de manutenções frequentes;
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Alto potencial de reciclagem, o que torna o material ainda mais ecológico;
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Redução no uso de recursos não renováveis, como o petróleo.
Trechos com obras em concreto no Paraná
Confira as principais obras em andamento ou concluídas:
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Revitalização da PRC-280 (General Carneiro a Pato Branco) – três lotes
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Ligação entre Goioerê e Quarto Centenário
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Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel
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Duplicação entre Guarapuava e Turvo – três lotes
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Duplicação entre Matinhos e Pontal do Paraná
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Pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais
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Revitalização da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira
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Corredor Metropolitano de Curitiba – Novo Contorno Sul
Com esse avanço, o Paraná consolida sua posição como referência nacional em infraestrutura rodoviária sustentável, promovendo mobilidade com responsabilidade ambiental.