O recesso escolar de julho promete movimentar os setores de turismo e lazer em todo o país. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 53% dos brasileiros devem tirar férias no mês, e, entre eles, 83% planejam viajar, impulsionando diversos segmentos da economia.
“Cada viagem ativa uma cadeia econômica que envolve transporte, hospedagem, alimentação, lazer e comércio local”, destacou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
O estudo mostra que o recesso escolar é o principal motor desse aumento na movimentação turística. Entre os brasileiros com filhos, 58% pretendem tirar férias no período, enquanto entre aqueles sem filhos o índice cai para 44%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 23 de junho, com entrevistas de 1.500 pessoas de diferentes regiões do Brasil.
O que os brasileiros pretendem fazer nas férias de julho:
Embora viajar seja uma atividade bastante citada, ela ocupa a terceira posição entre os planos para o mês de julho. A principal intenção dos brasileiros é descansar (95%), seguida por passeios ao shopping (84%).
Confira as atividades mais mencionadas:
-
Descansar: 95%
-
Ir ao shopping: 84%
-
Viajar: 83%
-
Ir ao cinema: 80%
-
Visitar amigos e parentes na cidade: 76%
-
Receber amigos e parentes em casa: 69%
-
Ficar em casa: 69%
-
Ir a parque de diversões ou temático: 67%
-
Participar de eventos religiosos ou retiros: 49%
-
Ir a museus ou exposições: 49%
O levantamento reforça o potencial do mês de julho para impulsionar setores ligados ao entretenimento e ao turismo, além de evidenciar a busca por momentos de lazer e convivência entre familiares e amigos.