No dia 10 de agosto de 2024, a equipe da Polícia Militar Ambiental de Apucarana, composta pelo Cabo Assis e Soldado Arrabal, registrou uma ocorrência envolvendo porte ilegal de arma de fogo e caça de animais silvestres no município de Cruzmaltina. Durante um patrulhamento ambiental ostensivo em estradas rurais, a equipe avistou um veículo Fiat Uno e uma motocicleta de cor vermelha saindo de uma área de mata. Ao tentar abordar os veículos, o condutor da moto, que portava uma arma longa nas costas, empreendeu fuga e não foi identificado pela equipe.
A arma, presumivelmente de calibre 12, foi usada para o abate de animais silvestres. A abordagem foi realizada com sucesso ao veículo Fiat Uno, que estava ocupado por duas pessoas. Durante a revista no interior do automóvel, foram encontrados três catetos (animais silvestres abatidos) e uma arma de fogo tipo garrucha, configurando também porte ilegal de arma de fogo. Os animais estavam com marcas de tiros de arma de fogo de grosso calibre.
Os ocupantes do veículo foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Faxinal para os procedimentos legais. Foi elaborado um Auto de Infração totalizando R$3.000,00. A caça de catetos é proibida, e a liberação para controle é restrita aos javalis, mediante a devida documentação. Todas as providências legais foram tomadas para coibir a prática ilegal.