Foi preso o quinto suspeito de provocar incêndios criminosos no interior de São Paulo. O homem, de 44 anos, estava em uma motocicleta, ateando fogo em uma área de mata, em São José do Rio Preto, quando foi flagrado por câmera de segurança. Depois de três prisões no fim de semana, outro homem, de 27 anos, foi detido em flagrante, nessa segunda-feira (26), por atear fogo em uma área de pastagem no município de Batatais. Além dessas prisões, a Polícia Militar Ambiental multou dois homens, em mais de R$ 15 mil, em Porto Ferreira. Eles foram flagrados acendendo fogueiras para limpeza da vegetação.
A onda de incêndios que afeta o estado de São Paulo começou na sexta-feira (23), e queimou 34 mil hectares de área. Segundo o Corpo de Bombeiros, nessa segunda-feira, os focos estavam controlados. Mas, a Defesa Civil paulista alerta que o estado segue em emergência para risco de incêndios, pelo menos até o próximo sábado (31). Isso porque o tempo seguirá seco nos próximos dias, com queda da umidade a 20% na quinta-feira (29), em boa parte do território paulista. Para complicar, a temperatura deve subir e ultrapassar os 30ºC até o fim da semana, e sem previsão de chuva.
A onda de incêndios também impactou no fornecimento de água potável. A Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento em São Paulo, emitiu um alerta para algumas cidades do interior, que podem sofrer falta de água, justamente por causa do alto consumo utilizado para limpar a fuligem que atingiu a região nos últimos dias.
A empresa emitiu um comunicado afirmando que já está operando com a capacidade máxima do fornecimento de água. E recomendou aos moradores dos locais atingidos que usem o recurso com consciência e moderação.