O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan, divulgou um vídeo nas redes sociais negando irregularidades após o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinar a devolução de R$ 4.972,96 aos cofres públicos. A decisão inclui multas de R$ 5.582,40 para Furlan e dois ex-diretores da prefeitura, além de 10% sobre o valor do dano.
A decisão, que ainda cabe recurso, foi motivada por supostas compras de itens como carne, cerveja e fogos de artifício com verba municipal.
A denúncia feita pelos vereadores Agnaldo Alves Bueno e Wesley Maderson Bortotti em 2023. Eles afirmaram que os produtos foram adquiridos para confraternizações e eventos partidários, o que configuraria desvio de propósito.
O Tribunal considerou como prova as fichas cadastrais do Mercado Central de Jardim Alegre. O dono do estabelecimento confirmou a compra dos itens, mas disse que nem todos foram pagos com dinheiro público.
Na defesa, Furlan e os diretores Neni Aparecida Caroba Canterteze e Paulo Roberto Messias argumentaram que o Ministério Público Estadual arquivou o caso por falta de acusações de improbidade. Apesar disso, o TCE-PR decidiu pela devolução dos valores e aplicação das multas. Em vídeo publicado nas redes sociais, Furlan negou irregularidades e afirmou que vai recorrer.
“Quem me conhece sabe da minha idoneidade. Vamos esclarecer tudo com muita atenção. Vamos recorrer e também iremos ao Tribunal de Contas para ver o que aconteceu. Se houve algum lapso vamos correr atrás”, disse Furlan.
Informações: Portal Ivan Maldonado Online