A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) divulgou nesta terça-feira (22) que o estado já aplicou 322.008 doses da vacina contra a gripe desde o início da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, iniciada de forma antecipada em 1º de abril. A ação teve início seis dias antes do restante do país, que começou a campanha no dia 7.
Com um público-alvo estimado em 4.931.410 pessoas, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% de cada grupo prioritário, que inclui crianças, gestantes e idosos. Até o momento, o Paraná já recebeu 2.968.000 doses, das quais mais de 2 milhões foram distribuídas aos 399 municípios. O restante será enviado nos próximos dias.
Cobertura vacinal e ranking nacional
Atualmente, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários no estado está em 58,93%. Entre a população indígena residente em terras indígenas, a taxa é de 75,01%. O Paraná ocupa a quarta posição no ranking nacional de estados com maior número absoluto de doses aplicadas em 2024, com um total de 3.447.319 vacinas. Os primeiros colocados são São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449) e Rio de Janeiro (3.926.506).
Secretário reforça importância da vacinação
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância de acelerar a vacinação antes do inverno. “Já foram quase 330 mil doses de vacina contra a gripe administradas. É a hora da gente dar mais velocidade, porque temos que chegar na época do frio com um grande contingente de paranaenses vacinados e, com isso, diminuir o número de pessoas que vão procurar os serviços de saúde, seja na porta da UPA ou do pronto-socorro de um hospital”, afirmou.
Dia D e vacinação nas escolas
Para ampliar ainda mais o acesso à imunização, a Sesa definiu, em conjunto com os municípios, o Dia D de Multivacinação para o dia 10 de maio. A ação irá focar na aplicação das vacinas contra a gripe, Covid-19 e febre amarela, além das demais vacinas do Calendário Nacional de Imunizações.
Desde 14 de abril, também está em andamento a vacinação nas escolas estaduais, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A campanha segue até 31 de maio, com o objetivo de atualizar as carteirinhas de vacinação dos estudantes sem a necessidade de deslocamento aos postos de saúde.
Quem deve se vacinar
A vacina contra a Influenza é destinada aos seguintes grupos prioritários:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Idosos com 60 anos ou mais
-
Gestantes e puérperas
-
Profissionais de saúde e professores
-
Povos indígenas
-
Pessoas em situação de rua
-
Forças de segurança, salvamento e militares das Forças Armadas
-
Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais
-
Indivíduos com deficiência permanente
-
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo ou de longo curso
-
Portuários, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, incluindo jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas
Casos de gripe no estado
Segundo o 3º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios, publicado pela Sesa em 10 de abril, o Paraná já contabiliza 81 casos e seis mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) relacionadas à Influenza em 2024. Cinco das mortes foram causadas pelo vírus Influenza A (H1N1) e uma pelo Influenza B.