O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou, nesta quarta-feira (7), a abertura de um novo concurso público para reforçar o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Serão ofertadas 625 vagas para profissionais de diversas áreas, com o objetivo de fortalecer o atendimento à população nos 399 municípios do Paraná, organizados em 22 Regionais de Saúde.
Distribuição das vagas
Do total de vagas, 309 serão para o cargo de Promotor de Saúde Profissional, voltado a funções de nível superior. Entre elas:
-
Enfermeiro: 80 vagas
-
Médico: 71
-
Farmacêutico: 71
-
Biólogo: 13
-
Além de assistente social, psicólogo, odontólogo, entre outros
Outras 316 vagas serão destinadas ao cargo de Promotor de Saúde Execução, de nível técnico:
-
Técnico de Enfermagem: 206 vagas
-
Técnico de Laboratório: 80
-
Técnico em Segurança do Trabalho: 30
Fortalecimento do SUS
Segundo Ratinho Junior, a iniciativa marca o primeiro concurso para a Saúde estadual desde 2016 e reforça o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Vamos iniciar agora o processo e as provas devem acontecer no segundo semestre ou no início do ano que vem, para que possamos atrair novos profissionais para compor essa grande equipe”, afirmou o governador.
A expectativa é que a comissão responsável pelo concurso seja instituída até 21 de maio. O edital deve ser publicado na primeira quinzena de novembro. O impacto financeiro estimado com as novas contratações é de R$ 80 milhões por ano.
Promoção de servidores
Além da realização do concurso, o governo estadual anunciou a abertura do prazo para promoção funcional de cerca de 5.500 servidores da área da Saúde. Os pedidos poderão ser protocolados entre 14 de julho e 1º de agosto por aqueles que preencherem os requisitos.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou que a medida valoriza os profissionais que já atuam na rede pública. “Todos os servidores que têm direito vão poder avançar na carreira, uma medida importante de valorização desses profissionais que tanto se dedicam ao bom atendimento da população”, disse.
As promoções serão baseadas em critérios como títulos, escolaridade e merecimento, e devem atingir cerca de 80% dos servidores da Saúde, com impacto anual de R$ 150 milhões na folha de pagamento.