A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas nesta sexta-feira (21 de junho) para cumprir 22 ordens judiciais contra uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e homicídios em Ortigueira, na Região dos Campos Gerais. Equipes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foram acionadas para auxiliar no cumprimento dos mandados. Entre as ordens judiciais estão sete de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão. Dos alvos, quatro deles estão presos por crimes como tráfico de drogas e homicídio.
A ação conta com a participação de 70 policiais, além do apoio de cães policiais e de helicóptero da Polícia Civil. A investigação de alta complexidade, iniciada há mais de um ano, apurou que a organização criminosa é responsável pela distribuição de entorpecentes no município. O delegado da PCPR, João Paulo Martins, relata que os membros da organização praticaram homicídios para intimidar e manter o monopólio do tráfico de drogas na cidade.
“O grupo só autorizava que os traficantes locais revendessem a droga para o consumidor final se fosse adquirida deles, inclusive praticaram dois homicídios por essa razão”, explica o delegado.