Uma moradora de Cambira perdeu mais de R$ 10 mil ao cair em um golpe aplicado por um criminoso que se passou por funcionário do Nubank. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (12).
Criminoso alegou fraude e induziu a vítima a fazer transferências
Segundo relato da vítima, ela recebeu uma ligação de um homem que se apresentou como funcionário do Nubank. Ele afirmou que criminosos teriam tentado fazer uma compra de R$ 900 em sua conta para adquirir um iPhone e que possuíam acesso à sua senha e reconhecimento facial.
O suposto atendente então “ofereceu ajuda” para proteger seus dados e orientou que a vítima transferisse todo o dinheiro de suas contas para uma chave Pix fornecida por ele.
Vítima realizou diversas transferências
Seguindo as orientações do criminoso, a mulher transferiu:
R$ 2.859,00 de sua conta no Nubank;
R$ 5.000,00 de um empréstimo feito na mesma instituição;
R$ 2.716,00 de sua conta na Caixa Econômica Federal.
Além disso, o golpista fez uma chamada de vídeo pelo WhatsApp e solicitou que a vítima baixasse o aplicativo 99pay, onde precisou realizar o reconhecimento facial e enviar fotos do RG frente e verso.
Criminoso tentou retirar mais dinheiro e desapareceu
O criminoso ainda tentou retirar R$ 1.000,00 da conta da vítima no Magazine Luiza, mas não teve sucesso. Após isso, ele desligou o telefone e não fez mais contato.
A Polícia Militar orientou a vítima a registrar um boletim de ocorrência e repassar as informações ao setor de crimes cibernéticos. O caso está sendo investigado.