A Prefeitura de Ivaiporã, comprometida com a sustentabilidade e a preservação ambiental, iniciou as obras de revitalização do Centro Novo 2 após a poda e corte de árvores de espécies exóticas que representavam ameaças à biodiversidade, como alfeneiro, espatódea, flamboyant, calistemo, fícus, cipreste, grevilha e abacate. Essas espécies estão sendo substituídas por nativas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantou 8 ipês em frente ao Mercado Confiança, 26 em frente à Casa de Carne Godoy e 25 em frente ao Marinho. Também foram plantados 36 brincos-de-índio nos canteiros do Jardim Alto da Glória, 4 jacarandás na Praça Ireno Custódio, 4 patas-de-vaca e 4 palmeiras fênix nas duas praças do Jardim Europa, e 10 primaveras na Avenida Ladislao Gil Fernandez.
“Substituir as árvores exóticas por espécies nativas é uma medida essencial para proteger a biodiversidade e promover um ambiente mais sustentável. Cada árvore plantada representa um compromisso com o futuro e com a qualidade de vida”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Denise Kusminski.
O projeto Centro Novo é financiado por uma emenda liberada pelo deputado estadual Ademar Traiano no valor de R$4.020.814,35. A Fase 2 será realizada nos canteiros da Avenida Souza Naves, entre a Praça França e o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, passando pela Praça Mário Moreira Bonfim, Casa Esperança, Praça Manuel Marques Pereira e Praça da Bíblia (Terminal Rodoviário). A fase inclui a instalação de ornamentos que retratam a história indígena, ciclovias e calçadas acessíveis, plantio de árvores e grama, instalação de bancos, lixeiras ecológicas, luminárias de LED e pergolados.
O prefeito Carlos Gil afirmou que a gestão está transformando áreas importantes da cidade, criando espaços que promovem a mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida. “As ciclovias, calçadas acessíveis e a infraestrutura verde com árvores e grama são elementos que demonstram o nosso compromisso com uma cidade mais sustentável e acolhedora”, garantiu o prefeito.
Entre 2021 e abril de 2024, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente doou à população 13.227 mudas e plantou 5.871 árvores em diversos espaços públicos. Essas iniciativas renderam à Prefeitura de Ivaiporã o reconhecimento da Arbor Day Foundation e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) como Tree Cities of The World (Cidade Árvore do Mundo) em 2022 e 2023. No Brasil, apenas 34 cidades receberam esse reconhecimento. Para obter o reconhecimento, as cidades devem cumprir cinco critérios: responsabilidade, regras, inventário e diagnóstico, orçamento e celebração do Dia da Árvore.