Em reunião realizada nesta manhã em Apucarana prefeito de Cambira Emerson Toledo protocolou quatro projetos para garantir repasses dos recursos da empresa
O diretor-geral de Itaipu, Enio Verri, esteve em Apucarana na manhã desta sexta-feira (4) em reunião com prefeitos da Amuvi e lideranças políticas do Vale do Ivaí e região.
Enio anunciou que a partir de agora a empresa vai fazer investimentos em todos municípios do Paraná.
Além da geração de energia, ele afirma que a meta sob sua gestão é investir em políticas ambientais e sociais. “A grande novidade é que esse grande investimento não será só no oeste do Paraná, mas podemos investir agora também nos 399 municípios do Paraná e em 35 do Mato Grosso do Sul”, disse.
Segundo ele, os valores repassados vão depender também dos projetos que serão enviados pelas prefeituras. A Itaipu pode ajudar na compra de caminhões, prensas e equipamentos. Em contrapartida, a Itaipu também exige que a cidade proteja suas minas e invista em educação ambiental. Se não fizer isso, aí os recursos de Itaipu serão interrompidos”, pontua.
Ênio também destacou a importância de investir na recomposição da mata ciliar no Rio Ivaí, pois os resíduos que estão no rio chegam no Lago de Itaipu, o que leva ao assoreamento.
Segundo ele, Itaipu vai aprovar os projetos na área técnica, mas a gestão dos recursos será feita em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).
O prefeito de Cambira Emerson Toledo, que na ocasião também representou a AMUVI (Associação dos Municípios do vale do Ivaí) destacou a importância dessa iniciativa. “Temos quatro projetos protocolados e a certeza de que Cambira será contemplada com pelo menos um desses, que será de grande valia para a população”, afirmou.
O diretor da Itaipú, fez inclusive uma brincadeira com o gestor de Cambira, chamando-o de “fominha”.