Entrevistadores credenciados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) estão visitando 127 municípios nesta semana como parte da fase de campo da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR), o maior levantamento já realizado por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população.
Até o momento, foram realizadas 18.195 entrevistas. De acordo com o Ipardes, 19 municípios já concluíram a coleta de dados e outros 22 estão com mais de 80% dos questionários finalizados.
Abrangência e finalidade
A pesquisa alcançará 361 municípios, o que representa 90% das cidades paranaenses. O objetivo é obter dados precisos para embasar políticas públicas nas mais diversas áreas, como educação, saúde, trabalho e desenvolvimento social. Além disso, os resultados também poderão ser utilizados por empresas interessadas em investir ou expandir suas operações no Paraná.
Com previsão de entrevistas em 60 mil domicílios até o fim de junho, a PAD-PR tem abrangência três vezes maior do que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), conduzida pelo IBGE, que alcança cerca de 20 mil pessoas no Estado.
Investimento e transparência
Financiada com recursos do Fundo Paraná, administrado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a pesquisa conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.
A expectativa é que os dados coletados sejam processados e organizados até o fim de 2025. Em seguida, as informações estarão disponíveis em um painel interativo no site do Ipardes, com acesso a relatórios, gráficos e tabelas estatísticas.