O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre um perfil falso na rede social Instagram, que utiliza indevidamente o nome da autarquia, sua identidade visual e informações institucionais. A conta, identificada como assistencia_inss, pode induzir os usuários a acreditarem que se trata de um canal oficial — o que não é verdade.
Uso indevido é crime, destaca o INSS
Segundo o INSS, o uso da sua marca e identidade visual sem autorização configura crime e é passível de punição. A autarquia já denunciou o perfil ao Instagram, por se tratar de uma conta que se passa por uma instituição oficial. Em nota, o instituto pediu a colaboração da sociedade para denunciar esse tipo de página.
Golpes com postagens espelhadas
O perfil falso possui nove publicações, a maioria relacionadas a descontos associativos em benefícios de aposentados e pensionistas. Algumas imagens são cópias de postagens dos canais oficiais, mas modificadas para sugerir facilidades na resolução de pendências ou liberação de valores — estratégias comuns usadas em golpes.
“O INSS não realiza atendimento via redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp e nunca solicita envio de documentos, fotos, senhas ou dados bancários por esses canais”, reforçou a instituição.
Atenção aos canais oficiais
O INSS orienta que os beneficiários desconfiem de promessas fáceis, especialmente aquelas envolvendo reembolsos de mensalidades descontadas sem autorização. Para esclarecer dúvidas ou solicitar serviços, o público deve utilizar apenas os canais oficiais:
-
Aplicativo ou site Meu INSS
-
Telefone 135
-
Site gov.br
Como identificar uma conta oficial no Instagram
A orientação também inclui verificar se a conta no Instagram possui o selo azul de verificação, que confirma a autenticidade do perfil como pertencente a uma entidade, marca ou figura pública reconhecida.
A Agência Brasil divulgou um passo a passo para que aposentados e pensionistas confirmem se os descontos em seus benefícios foram devidamente autorizados. O conteúdo está disponível nos canais oficiais do governo.