O Hospital da Providência, em Apucarana, no Norte do Paraná, foi um dos 41 hospitais filantrópicos contemplados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões em melhorias em unidades de saúde no estado. A iniciativa visa otimizar o consumo de energia e permitir que os recursos economizados sejam redirecionados para outras áreas essenciais da saúde pública.
Com mais de 70 anos de história e referência em especialidades como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou, somente no ano passado, cerca de 14 mil cirurgias e 15 mil internações.
Investimentos e modernização
Graças ao apoio do programa, o Hospital da Providência adquiriu dois novos equipamentos de esterilização (autoclaves), com capacidade para atender suas duas unidades hospitalares, além de 85 aparelhos de ar-condicionado que foram instalados em toda a instituição.
“Através do projeto da Copel, conseguimos equipamentos modernos que garantem mais eficiência e conforto. A economia gerada será investida na compra de medicamentos e na melhoria das condições de trabalho da nossa equipe”, destacou a diretora geral, Irmã Geovana Aparecida Ramos.
Benefício estratégico
A chamada pública do PEE, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), oferece financiamento a fundo perdido para hospitais públicos e filantrópicos. Segundo Julio Omori, diretor comercial da Copel, os hospitais foram priorizados por serem grandes consumidores de energia. “Os recursos que deixam de ser gastos com energia podem ser revertidos diretamente em melhorias no atendimento à população”, ressaltou.
Divulgação em vídeo
As ações do programa estão sendo destacadas em uma série de vídeos produzidos pela Copel, cada um abordando uma instituição de saúde representando diferentes regiões do Paraná. O Hospital da Providência é o foco do quarto episódio da série, disponível no canal da Copel no YouTube.