O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, nesta segunda-feira (20), o decreto de nomeação de 1.106 professores e pedagogos para reforçar a rede estadual de ensino do Paraná. Esses profissionais foram aprovados no concurso para o Quadro Próprio do Magistério, realizado em junho de 2023. A nomeação abrange professores de diversas disciplinas, incluindo Educação Física, História, Química, Língua Portuguesa, Geografia, Física, Língua Inglesa, Matemática, Sociologia, Filosofia, Arte, Biologia e Ciências.
Os novos educadores serão convocados para apresentar os documentos necessários para a assinatura do termo de posse e poderão se apresentar para a divisão das aulas nos Núcleos Regionais de Educação. As vagas são para uma carga horária de 20 horas semanais, com a possibilidade de ampliação para 40 horas semanais para aqueles que concorreram a dois cargos.
Ratinho Junior destacou que este concurso é uma medida importante para a modernização e ampliação da oferta de educação no Estado. “Há muito tempo o Paraná não fazia um concurso público para professores. Pensando na modernização e na ampliação da oferta de educação no Estado, nós lançamos este concurso no ano passado, já fizemos um primeiro chamamento, e agora nomeamos mais um grupo de 1.106 professores que vão integrar o nosso corpo de profissionais e ter a oportunidade de dar aula na melhor educação do Brasil”, afirmou o governador.
Esta nomeação se soma aos 1.195 professores e pedagogos que já estão trabalhando na rede estadual, convocados a partir do mesmo concurso de 2023. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressaltou que os novos profissionais contribuirão para a continuidade das iniciativas de expansão do ensino em tempo integral, aperfeiçoamento pedagógico, programas de intercâmbio e apoio às redes municipais. “Com esses novos professores vamos dar prosseguimento a esse trabalho, mantendo a educação pública no topo do País”, disse Miranda.
Este é o primeiro concurso público para professores realizado no Paraná em dez anos, com o anterior tendo ocorrido em 2013. A nova leva de educadores representa um passo significativo na ampliação das vagas e na melhoria da qualidade da educação oferecida pelo Estado.