O outono já começou e, com ele, a expectativa pela queda de temperatura no Paraná. Nos últimos dias de março e início de abril, duas frentes frias devem atingir o Sul do Brasil, trazendo o primeiro pico de frio do ano para a região.
Quando o Frio Chega?
De acordo com o ClimaTempo, a primeira frente fria avança já na sexta-feira (28), na altura do litoral de Santa Catarina, alterando o clima nos três estados do Sul. Já a partir de segunda-feira (31), a entrada do ar polar intensifica a queda nas temperaturas no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A frente fria também provocará chuvas fortes e aumento da umidade, especialmente no Paraná. No Sudeste, a queda de temperatura será percebida apenas no primeiro fim de semana de abril, entre os dias 5 e 6.
Frio Não Será Extremo no Paraná
Embora a chegada do frio esteja confirmada, o ClimaTempo ressalta que os modelos meteorológicos não indicam temperaturas extremas. Essa será apenas a primeira massa de ar frio do ano, deixando o estado com temperaturas abaixo da média, mas sem extremos de frio intenso.
Outono no Paraná: O Que Esperar?
Nos meses de abril, maio e junho, é comum no Paraná uma redução no volume de chuvas em comparação ao verão. Sistemas de alta pressão atmosférica, caracterizados por ar frio e seco, aumentam o intervalo entre os períodos chuvosos.
Principais características do outono no Paraná:
Chuvas mais frequentes no Sudoeste e Oeste e menos no Norte do estado.
Períodos de estiagem (veranicos) e nevoeiros são comuns.
Geadas podem ocorrer em regiões mais altas, como o Centro-Sul, Sudoeste, Sul dos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, principalmente no final da estação.
O Simepar prevê que as primeiras geadas podem ser registradas no Centro-Sul já na segunda metade de abril. Além disso, variações bruscas de temperatura devem ser frequentes ao longo da estação.