Após uma semana de frio intenso e geadas em várias regiões do Paraná, inclusive no Litoral, o tempo instável deve persistir nos próximos dias. Segundo o Simepar, a chuva que chegou na quinta-feira (26) continua durante o fim de semana, e uma nova frente fria está prevista para domingo (29), com possibilidade de temporais em diversas áreas do estado.
De acordo com o meteorologista Fernando Mendes, uma instabilidade vinda do Noroeste do Mato Grosso do Sul se desloca em direção ao Rio Grande do Sul, provocando chuvas mais expressivas naquela região no sábado. Já no Paraná, os efeitos começam a ser sentidos no domingo, com a chegada de uma frente fria que pode provocar rajadas de vento, especialmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Campos Gerais.
“O sistema não será tão intenso, mas poderá causar rajadas de vento mais fortes nessas regiões”, explicou Mendes. O acumulado de chuva mais significativo até o início da próxima semana deve ocorrer no Oeste, com até 40 milímetros em áreas com temporais. Já nas regiões Central e Leste, a precipitação não deve ultrapassar os 20 milímetros.
Apesar da instabilidade, as temperaturas devem subir no domingo, podendo atingir 28°C no Litoral. No entanto, com a passagem da frente fria, uma nova queda nos termômetros é esperada para a próxima semana, embora o frio não deva ser tão rigoroso quanto o registrado nesta semana. As mínimas previstas giram em torno dos 5°C no Sul do estado.
Fenômeno de condensação em casas chama atenção
A mudança brusca no clima também provocou um fenômeno incomum relatado por moradores de diversas cidades, como Ponta Grossa: paredes e pisos “suando”. Isso ocorre devido à condensação causada pelo contraste entre superfícies ainda frias, após dias gelados, e o aumento repentino da umidade no ar.
“Essas superfícies permanecem frias, e o ar mais quente e úmido, ao entrar nas residências, condensa o vapor d’água em contato com elas”, explicou o meteorologista do Simepar.
Monitoramento constante
O Simepar mantém uma estrutura robusta de monitoramento climático, com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. A instituição fornece informações essenciais para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para ações rápidas em eventos climáticos extremos.
A previsão do tempo atualizada para os 399 municípios do Paraná está disponível no site www.simepar.br, com dados detalhados por hora, incluindo previsão de chuva, temperaturas, umidade e ventos.