A Polícia Militar (PM) de Apucarana ajudou a salvar uma bebê, de apenas 15 dias de vida, que havia se engasgado com leite materno, no começo da madrugada desta quarta-feira (11).
A família desesperada ligou no 190 e uma equipe foi enviada para o endereço, no Distrito do Pirapó.
Através do 190, os PMs Cabo Maércio e Soldado Hadassa, orientaram a família e a bebê voltou a respirar.
O Samu foi chamado, sendo que o médico e socorristas ajudaram no salvamento e a criança foi levada para o Materno Infantil do Hospital da Providência e passa bem.
Como agir em caso de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Como agir em caso de engasgo por corpo estranho: Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.