O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou na terça-feira (18) a sessão de disputa da licitação para a manutenção de 294,99 quilômetros de rodovias rurais não pavimentadas nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí. O valor total das propostas mais bem classificadas foi de R$ 19.147.813,50.
Empresa vencedora e etapas do processo
A empresa Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. apresentou as melhores propostas para os dois lotes da licitação:
- Lote 1: R$ 8.196.660,00 (12 participantes)
- Lote 2: R$ 10.951.153,50 (11 participantes)
Agora, a empresa deverá encaminhar as planilhas de preços ajustadas às propostas para análise da Superintendência Regional Norte do DER/PR, que conduziu a sessão pelo portal Compras.gov.
Obras previstas e prazo de execução
Os serviços incluem cascalhamento, regularização e compactação de leito e subleito, escavação de valas e implantação de bueiros. No Vale do Ivaí, as obras contemplarão trechos de Apucarana, Borrazópolis e Rio Branco do Ivaí.
Após a assinatura dos contratos, as obras terão prazo de execução de 730 dias corridos, com serviços rotineiros para garantir melhores condições de tráfego e escoamento da produção agrícola.
Detalhes dos lotes
Lote 1
- Rodovias: PR-442, PR-443, PRC-466, PR-532, PR-535, PR-536 e PR-547
- Municípios: Apucarana, Assaí, Borrazópolis, Jataizinho, Londrina, Pitangueiras, Prado Ferreira, Rio Branco do Ivaí, Rolândia e Uraí
- Extensão: 117,19 km
- Orçamento estimado: R$ 9.250.600,18
Lote 2
- Rodovias: PR-151, PRC-272, PR-436, PR-515, PR-517 e PR-531
- Municípios: Arapoti, Barra do Jacaré, Carlópolis, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Siqueira Campos e Wenceslau Braz
- Extensão: 177,80 km
- Orçamento estimado: R$ 14.548.493,38
Atualmente, as rodovias são mantidas por equipes da administração direta da superintendência, mas os novos contratos garantirão maior volume e frequência de serviços, melhorando o deslocamento da população e o transporte da produção agrícola.
Por TNOnline.