Duas grandes convenções partidárias movimentaram os meios políticos de Ivaiporã nesta quinta-feira à noite. Os grupos de situação e de oposição se reuniram em pontos diferentes da cidade, no mesmo horário, quando foram lançados os candidatos a prefeito, vice e a vereador. O atual prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) vai buscar a reeleição numa disputa contra o ex-prefeito Miguel Roberto do Amaral (Podemos).
A convenção de Carlos Gil ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento contou com a participação de filiados do PSD, MDB, Republicanos, PL, Avante, PSDB e Cidadania, além de lideranças como os deputados Ademar Traiano (PSD) e Alexandre Curi (PSD), o deputado federal Sérgio Souza (MDB) e o ex-governador Orlando Pessuti (MDB).
No encontro ficou definido o nome da vereadora e ex-presidente da Câmara, Gertrudes Bernardes (MDB), como candidata a vice-prefeita. Havia uma expectativa muito grande dentro do grupo político e junto à comunidade sobre quem seria o substituto do inicialmente indicado a vice Marcelo Reis (MDB), que morreu em maio deste ano.
Gertrudes manifestou-se agradecida pela sua escolha. “Para mim é um novo desafio, assim como foi quando fui candidata a vereadora. Estou pronta e preparada para trabalhar ao lado do prefeito Carlos Gil”, afirmou.
A chapa de Carlos Gil contará com 40 candidatos a vereador dos partidos PSD, MDB, Republicanos e PL.
O prefeito Carlos Gil disse ter uma boa expectativa sobre a possibilidade conquistar mais um mandato. “Conseguimos formar um grupo muito grande não só de pré-candidatos a vereador, onde vamos conquistar de 7 a 8 cadeiras, mas também um grupo que representa os mais variados setores do município”, observou. “Agora vamos conduzir nossa campanha com muitas propostas para melhorar ainda mais a nossa Ivaiporã”, acrescentou.
OPOSIÇÃO
A convenção de Miguel Amaral ocorreu no Ivaiporã Country Club e reuniu membros dos partidos PSB, União Brasil e Progressistas (PP). O evento teve a presença do deputado federal Marco Brasil (PP). A vice-prefeita na chapa de Amaral será Lourdes Assunção, ex-vereadora e aposentada da Caixa Econômica Federal, também do Podemos. A chapa terá 20 candidatos a vereador, sendo 10 pelo Podemos e 10 pelo PSB.
Miguel Amaral se manifestou otimista com a sua candidatura. “Vamos fazer uma campanha limpa e de propostas”, disse. “Ivaiporã precisa evoluir em muitas questões e nossa proposição é fazer uma cidade mais humana e com mais respeito à população”, disse.
Ele lembra que a saúde, por exemplo, não foi bem neste período, inclusive com o fechamento do Hospital Municipal que era um braço importante do atendimento às famílias carentes. Neste aspecto, ele manifestou seu propósito de investir pesado na saúde e nos demais setores da administração pública.