Logo mais o Governador Ratinho Junior estará em Jandaia do Sul para a inauguração desta obra. O Portal Centro Norte relembra um pouco da história desta emblemática obra que ainda divide opiniões na cidade.
Início do Projeto e Planejamento
O projeto do Contorno de Jandaia do Sul foi concebido com o objetivo de desviar o tráfego pesado do centro urbano, minimizando congestionamentos e melhorando a segurança viária. As primeiras discussões sobre a necessidade de um contorno surgiram no início dos anos 2000, com estudos de viabilidade sendo conduzidos para avaliar o impacto ambiental e os benefícios econômicos. A obra era prevista para ser realizada após últimos aditivos e contrapartidas a serem realizadas pela Viapar.
Após anos de debate, o projeto recebeu aprovação formal em 2015. A partir daí foram realizadas diversas sondagens de solo e estudos de viabilidade por parte da Concessionária e Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A principío a obra foi projetada para incluir uma rodovia de pista dupla, com interseções e acessos estratégicos para facilitar o fluxo de veículos. Mas também incluia uma segunda opção, de um contorno mais curto, com cerca de 6km de extensão que iria “circular a cidade”, mas que necessitaria de um estudo mais aprofundado, pois demandaria uma movimentação enorme de terra e pedra para a construção, além de um maior esforço para desapropriação.
Conhecimento público e debates com a população
Após algumas cobranças realizadas pelo prefeito da época, Benedito José Pupio, os projetos foram apresentados no final de 2017 para a administração municipal. A princípio dois projetos. Um para duplicação do trecho já existente, que demandaria investimentos menores, principalmente em desapropriações, e outro, de um contorno projetado para iniciar no IBC, que contornaria a cidade e teria interligação próximo ao Parque de Exposições, que praticamente contornaria a área urbana e que no entender da administração, resolveria o problema a curto prazo, mas que delimitaria o crescimento da cidade a longo prazo, explicando que uma das únicas regiões que Jandaia do Sul possa se expandir em nível territorial seria para a região da “Vila Rica”, como são chamados o grupo de bairros que são cortados pela rodovia. Iniciava ali as discussões com a população sobre os decisões que seriam tomadas.
A administração era favorável ao contorno, inclusive solicitaram um novo estudo para um trecho maior, com cerca de 10km, que iniciaria no mesmo ponto próximo ao IBC e terminaria entre o Posto Panorama e a Granja Figueiredo, dando um fôlego para o crescimento da cidade.
Os moradores da “Vila Rica”, liderados por um grupo de moradores se movimentaram na época contrários à duplicação e favoráveis ao contorno, entendendo que seria a melhor opção, com a obra o fluxo de veículos reduziria drasticamente no perímetro urbano, melhorando o tráfego entre os bairros e o centro da cidade.
Em 24 de janeiro de 2018, a prefeitura municipal realizou uma grande discussão no salão da Vila Rica, com a presença do prefeito, vereadores, moradores e lideranças do grupo, onde foram ouvidas todas as demandas, discutidos os detalhes e encaminhadas para a Viapar, DER e Governo do Estado, para que fossem novamente estudadas.
Novos estudos, autorização da obra e a briga judicial para desapropriações
Com as novas reivindicações na mesa, a administração municipal tentou intervir para a construção de um trecho maior do contorno, porém esbarrou em contrapartidas tanto da concessionária, DER e Governo do Estado, que aumentaria cerca de 30% do valor orçado para a obra e também demandaria um projeto de desapropriação maior. A Viapar e DER realizaram outros estudos para então dar início às etapas de preparação para a obra. Em 2019 o projeto foi aprovado e iniciaram os processos administrativos de desapropriação das áreas necessárias para as obras.
A Pandemia do COVID-19 iniciada em março de 2020 também atrapalhou algumas etapas do processo. A briga pela desapropriações estendeu até julho de 2020, onde o Ministério Público Federal (MPF) deferiu liminar para finalização das desapropriações.
Fim de contrato de concessão
A obra do contorno de Jandaia do Sul estava prevista em contrato de concessão com a Viapar, que encerrava-se em 26 de novembro de 2021. Sempre houve uma preocupação, principalmente quanto ao prazo de execução e finalização da obra. Com o fim do contrato chegando, foi realizado um acordo judicial entre Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e Viapar para conclusão da obra, mesmo após o fim do contrato com o Governo do Estado. O Ministério Público Federal (MPF) deu parecer favorável ao compromisso.
Obra enfim sai do papel e tem pedra fundamental lançada
No dia 11 de agosto de 2021, a concessionária Viapar instalou a placa informando o início da obras do trecho de 5,6 km. E no dia 03 de setembro de 2021, o Governador Ratinho Junior fez Lançamento da Pedra Fundamental do Contorno de Jandaia do Sul em evento na cidade com a presença de lideranças locais. Além da construção de cinco interseções em desnível, o projeto previa pista dupla com duas faixas de rolagem de 3,60 m, acostamento com 2,50 m, espaço lateral para drenagem com 1,20 m, canteiro central e obras de arte e de contenção.
Transtornos de uma grande obra
Por ser uma obra de grande porte e com diversas etapas, os transtornos foram muitos. Fechamento e abertura de trechos, trânsito pesado da região e gargalo rodoviário atrapalharam muito a vida de quem necessitava transitar pelo trecho que corta o município. E com o fluxo maior, também vieram os acidentes. Foram registrado mais de 30 ocorrências no trecho durante o período de obras.
E não foi apenas os motoristas que precisavam cruzar o trecho que sofreram com as obras, a população local, especialmente dos bairros adjuntos da Vila Rica e trabalhadores do Parque Industrial relataram muitas vezes a dificuldade em cruzar as pistas. Em horários de pico a espera chegava a 20 minutos.
A população rural também teve parte da vida alterada para que a obra fosse realizada. Glebas como a Dourados e Gleba Barro Preto foram as mais afetadas. Além do tráfego pesado de máquinas e caminhões, tiveram que adaptar a rotina a interdições diárias em trechos das estradas rurais, além da poeira e do barro em dias de chuva.
Inauguração e expectativas futuras
Hoje, a partir das 16h30 o Contorno será oficialmente inaugurado, com a presença do Governador Ratinho Junior e representantes de toda a região. O trecho já está liberado para tráfego desde a semana passada.
A conclusão do Contorno de Jandaia do Sul é aguardada com grande expectativa e esperança pela população. Com a nova infraestrutura, espera-se uma grande redução do tráfego dentro do perímetro urbano e que algumas mudanças possam ser efetivadas para melhorar a segurança, como a instalação de semáforos, sinalização e redutores de velocidade, com o principal objetivo de reduzir os índices de acidentes e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população.