A prova do concurso público para soldado da Polícia Militar do Paraná (PMPR) será realizada neste domingo, dia 29 de junho. O certame, que oferece 2 mil vagas, recebeu 23.491 inscrições e será aplicado em 12 cidades paranaenses: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.
Horário e regras de acesso
Os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 12h45. A prova começa às 13h e terá duração total de 5 horas. É obrigatório apresentar um documento de identidade físico e original com foto, além do cartão de convocação impresso. A prova deve ser feita com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
O 1º tenente Giulliano Augusto Tozetti, chefe da Seção de Concursos da PMPR, recomenda que os candidatos conheçam previamente o local de prova. “É importante calcular o tempo de deslocamento e considerar possíveis pontos de trânsito, para evitar atrasos e garantir tranquilidade na realização do exame”, afirma.
O que é proibido
Documentos digitais ou cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitos. Além disso, está proibido o ingresso ao local com quaisquer aparelhos eletrônicos, como celulares, fones de ouvido, relógios e calculadoras — mesmo que estejam desligados ou guardados em bolsas. A simples posse de tais objetos causará a eliminação imediata. Armas, bonés, chapéus e óculos escuros também são vetados.
Lanches e saída da sala
Os candidatos podem levar pequenos lanches, como barras de cereal, que devem permanecer visíveis sobre a carteira. A saída definitiva da sala só será permitida após 3 horas do início da prova. Já o caderno de questões só poderá ser levado por quem permanecer na sala por, no mínimo, 4 horas e 30 minutos.
Etapas seguintes do concurso
Após a prova objetiva e discursiva, os candidatos classificados serão convocados para as próximas fases, todas eliminatórias: exame de capacidade física, avaliação psicológica, exame de sanidade física e investigação social. Aqueles que forem aprovados em todas as etapas passarão pela formação e serão lotados em uma das regiões indicadas no momento da inscrição: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa ou Cascavel.
Por TNOnline.