Meteorologistas estão em alerta devido à formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Sudeste do Brasil. De acordo com o Canal Rural, uma área de baixa pressão no Paraguai deve se expandir pelo centro-sul do país entre esta quinta-feira (24) e sexta (25), provocando temporais em quatro estados.
Alerta vermelho emitido
A Climatempo emitiu um alerta vermelho para o avanço do ciclone, que será impulsionado por um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera. Os estados com maior risco de temporais são Mato Grosso do Sul, Paraná, partes de Santa Catarina e São Paulo. O alerta segue válido até as 20h de sexta-feira (25).
Previsão no Paraná
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a chuva deve retornar ao estado nesta quarta-feira (23), começando pela região oeste. Apesar disso, a previsão indica tempo mais estável durante o dia, com maior probabilidade de chuva à tarde e à noite.
Na quinta-feira (24), a instabilidade se intensifica. A formação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul e o avanço de uma frente fria pelo oceano devem aumentar as chances de temporais no Paraná. Nuvens carregadas e chuvas intensas podem se formar ao longo do dia, especialmente a partir da região oeste.
Ventos fortes e granizo
Com o avanço do ciclone, há risco de ventania e queda de granizo, especialmente no Paraná e em São Paulo. As rajadas de vento podem variar entre 60 e 80 km/h, de acordo com a Climatempo.
Fim de semana com melhora no tempo
Na sexta-feira (25), as chuvas devem se concentrar nas regiões leste, norte e nordeste do Paraná. Já no sábado (26), a previsão é de estabilidade, com sol predominando em praticamente todo o estado. As temperaturas devem variar entre 22°C em Curitiba e 24°C em Paranaguá.
Por TNOnline.