A morte de uma criança de apenas um ano e dois meses é investigada pela 8ª Regional de Saúde, em Francisco Beltrão (PR), pois existe a possibilidade de ter sido causada por metapneumovírus (hMPV). O vírus, que ainda é pouco conhecido, pode provocar doenças respiratórias graves em pessoas de todas as idades.
Os pais da pequena Nataly Vitória Pereira Geremia, Luiz Felipe Geremia e Janaina Pereira Chagas, entraram em contato com o site PPNews, para alertar outros pais sobre a doença.
De acordo com eles, a bebê começou a apresentar alguns problemas no dia 7 de dezembro, como tosse seca e febre. Os pais buscaram atendimento médico para a menina no Centro de Saúde de Renascença, município que fica a 16,6 quilômetros de distância de Francisco Beltrão.
O médico que estava de plantão avaliou a criança e a diagnosticou como saudável. O profissional de saúde, então, prescreveu um xarope e dipirona a bebê.
Luiz e Janaina notaram que a filha não apresentou uma melhora. Nataly continuou com tosse seca e começou a apresentar sonolência. Preocupados, os responsáveis pela criança procuraram novamente a unidade de saúde, onde foi encaminhada para atendimento em Francisco Beltrão.
A bebê foi submetida a um exame de raio-x, que apontou um diagnóstico de bronquiolite. Ela foi imediatamente colocada em oxigênio e transferida para o Hospital Regional, onde foi internada no dia 10 de dezembro de 2024. Contudo, no dia 13 de dezembro, a criança não resistiu e faleceu.
Exames realizados por um laboratório particular confirmaram que Nataly foi vítima do metapneumovírus. A menina nasceu prematura, mas nunca havia apresentado problemas respiratórios ou comorbidades antes.
Agora, a 8ª Regional de Saúde aguarda uma confirmação do Laboratório Central do Estado do Paraná – Lacen. A Secretaria de Saúde do Paaraná deve se manifestar sobre o caso através de uma nota.
Com informações são do PP News.