Balneário Camboriú/SC registrou nas últimas 24h um total de 197,8mm de chuva. A média esperada para todo o mês de janeiro era de 215mm, mas 236,2mm já foram registrados somente nesta quinta (16).
A alta concentração de água em um curto período de tempo causou alagamentos, pontos de interdição por todo o município e deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil, a previsão agora é de chuvas persistentes até às 14h30.
A Prefeita Juliana Pavan decretou situação de emergência no município. Com o ato, a Defesa Civil foi mobilizada para o desencadeamento do Plano Emergencial de Respostas aos Desastres. As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão totalmente mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população. O GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) foi acionado.
“É um momento realmente preocupante, chuvas torrenciais, onde todos nós fomos pegos de surpresa. Nós precisamos de fato de uma força tarefa, para reconstruir toda a cidade, principalmente nos bairros. Agora é focar nas pessoas, garantir a vida, o cuidado e a segurança de todas as pessoas”, destacou a Prefeita.
No momento o município está em alerta roxo para deslizamentos, por isso as equipes estão reforçando o monitoramento nas 42 áreas de risco. “Nós estávamos em alerta amarelo, mas tivemos chuvas proporcionais aos níveis do alerta vermelho. Foi realmente muita água que não era esperada”, afirmou a Coordenadora de Prevenção ao Desastre, Jhully Karla Martins. Para os próximos dias a tendência é de chuvas para todo o estado.