Desde as 7h desta segunda-feira (7 de abril), Apucarana passou a contar com o Pronto Atendimento da Dengue, que funcionará diariamente por 18 horas ininterruptas, incluindo fins de semana e feriados, até 1h da madrugada. A estrutura foi criada para reforçar o combate à doença e oferecer agilidade no atendimento à população durante a Operação Guerra contra a Dengue, promovida pela Prefeitura.
O novo serviço está instalado no térreo do prédio do futuro Hospital de Apucarana, na Rua Miguel Simião, entre as ruas Munhoz da Rocha e Clotário Portugal, nas proximidades do shopping. O local conta com triagem, três consultórios médicos, salas de hidratação, medicação e espera, além de área externa de apoio para acompanhantes.
Atendimento centralizado e organizado
O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, explicou que o acesso ao serviço é feito pela lateral do prédio. “A pessoa chega com encaminhamento da UBS, realiza o cadastro, passa pela triagem e aguarda pela consulta na sala de espera”, detalha. Os procedimentos de hidratação e medicação, quando necessários, também são realizados no mesmo espaço.
A intenção, segundo o secretário, é desafogar as Unidades Básicas de Saúde e a UPA, centralizando os atendimentos relacionados à dengue. Ele reforça que, mesmo sem o encaminhamento da UBS, ninguém ficará sem assistência.
Compromisso no combate à dengue
O prefeito Rodolfo Mota destacou que o novo espaço integra uma série de ações da gestão municipal no enfrentamento ao aumento dos casos de dengue. “Nosso objetivo é oferecer mais conforto, agilidade e segurança no atendimento de casos suspeitos ou confirmados. A pessoa sai do Pronto Atendimento com a medicação, os encaminhamentos e todas as orientações necessárias”, afirmou.
O prefeito ainda agradeceu à equipe da Autarquia Municipal de Saúde e pediu o apoio da população. “Essa é uma guerra que só venceremos com a ajuda de todos. Façam a vistoria dos seus quintais e eliminem focos do mosquito transmissor”, pediu. Ele também alertou que os casos mais frequentes atualmente são de dengue tipo 3, considerada mais agressiva e com risco elevado de evolução para dengue hemorrágica.
O Pronto Atendimento da Dengue é mais um passo do município para controlar a disseminação da doença, oferecendo assistência qualificada e rápida, em um momento de alerta epidemiológico.