O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (perigo) de tempestades para 147 municípios do Paraná na manhã desta quarta-feira (2/4). O aviso é válido entre 11h e 22h do mesmo dia.
De acordo com a previsão, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de queda de granizo e ventos fortes, que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. Há risco de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Orientações do Inmet
O instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem ser derrubadas pelo vento. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia, para evitar danos causados por oscilações na rede elétrica.
Outro alerta climático
Além do aviso laranja, o Inmet também emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas, válido para todos os 399 municípios do Paraná até as 10h de quinta-feira (3/4).
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo segue instável devido à formação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que está aumentando os índices de instabilidade. Isso favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais em diversas regiões do estado.
Apesar do mau tempo, as temperaturas continuam elevadas, com máximas próximas dos 30°C no norte e litoral do estado. Já no oeste e sudoeste, as chuvas devem começar logo pela manhã.
Na quinta-feira (3/4), a instabilidade continuará com o avanço de uma frente fria pelo oceano. O calor persistirá, mas, a partir da tarde, novas áreas de instabilidade poderão gerar tempestades localizadas, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral, onde é esperado um volume significativo de chuva.
Municípios em alerta laranja
O alerta inclui cidades como Bom Sucesso, Jardim Alegre, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Toledo, Guarapuava e União da Vitória, entre outras. A lista completa pode ser conferida no site oficial do Inmet.
A população deve se manter atenta às atualizações climáticas e seguir as recomendações das autoridades para evitar riscos.
Por TNOnline.