Nesta sexta-feira (30), as agências bancárias do Bradesco e Santander, situadas na Praça Rui Barbosa, no centro de Apucarana e Arapongas, completam três dias de paralisação parcial. O presidente do Sindicato dos Bancários, Damião Rodrigues, informou que as agências permanecerão fechadas até o meio-dia, quando o atendimento ao público será retomado. A mobilização busca garantir melhorias salariais e melhores condições de trabalho.
“Estamos atrasando a abertura das agências do Bradesco e do Santander em Apucarana e Arapongas. Ontem, os bancos apresentaram uma proposta muito insatisfatória. Não aceitamos o que foi oferecido, pois eles propõem aplicar o índice do INPC apenas em janeiro. Nossa data-base é agora. Os bancos teriam um lucro de R$ 1,5 bilhão só com o reajuste dos trabalhadores, o que é inaceitável. Queremos uma proposta decente da Fenaban para os trabalhadores”, declarou Rodrigues.
Ele também mencionou que uma assembleia já está agendada para a próxima quarta-feira, onde a categoria decidirá se entrará em greve ou se aceitará a proposta atual. “Hoje, às 10 horas, esperamos mais uma rodada de negociações, na expectativa de que os bancos apresentem uma oferta melhor”, afirmou o sindicalista. Rodrigues observou que o Bradesco tem se mostrado inflexível nas negociações, enquanto o Santander adota uma postura rígida desde o início das discussões.
A paralisação das agências do Bradesco e Santander ocorre em várias regiões do Brasil, com o atendimento ao público sendo retardado até o meio-dia. A expectativa é de que as novas negociações possam trazer avanços nas demandas dos trabalhadores.