O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, deu início nesta segunda-feira (7) à sua agenda oficial nos Estados Unidos, participando de um almoço promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), durante a NAB Show 2025, em Las Vegas. O evento é considerado uma das maiores feiras mundiais dos setores de tecnologia, mídia e entretenimento.
A Abert, fundada em 1962, representa as empresas de radiodifusão brasileiras, com foco na defesa da liberdade de expressão e no desenvolvimento do setor como serviço público essencial.
Avanços do Paraná em destaque
Diante de empresários da comunicação, parlamentares, representantes da Anatel e do Ministério das Comunicações, Ratinho Junior apresentou os principais avanços do Paraná nos últimos anos, com ênfase no crescimento econômico, inovação e sustentabilidade.
“Acreditamos na gestão moderna, com planejamento, inovação e diálogo com o setor produtivo. Esses pilares têm feito do Paraná um Estado cada vez mais atrativo para investimentos e mais eficiente na prestação de serviços públicos”, afirmou o governador.
Desde 2019, o Estado atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados, e atualmente possui o 4º maior PIB do Brasil. Entre as medidas que impulsionaram o ambiente de negócios, o governador citou:
-
Redução no tempo de abertura de empresas para 8 horas
-
Decreto de Baixo Risco, que dispensa alvarás para mais de 700 atividades econômicas
Crescimento no mercado internacional
Ratinho Junior também destacou o avanço do Paraná no comércio exterior. Em 2014, os produtos paranaenses eram exportados para 153 países. Em 2024, esse número subiu para 176.
“Queremos que o Paraná seja o supermercado do mundo, mas com valor agregado. Vamos exportar produtos industrializados e não apenas commodities. Essa é uma meta que exige também uma comunicação estratégica, e por isso a importância de estar presente num evento como a NAB Show”, afirmou.
Encontros com lideranças da radiodifusão
Durante o almoço, estiveram presentes:
-
Flávio Lara Resende, presidente da Abert
-
Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR)
-
Márcio Novaes, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel)
Ainda na segunda-feira, o governador também participou de um jantar com a diretoria da Abratel, discutindo as transformações digitais no setor de comunicação, novas tecnologias e a importância social das rádios nas comunidades locais.
Compromissos nos EUA
A agenda internacional do governador segue até a próxima segunda-feira (14), com compromissos oficiais nos estados de Nevada, Arizona, Flórida e na capital Washington (DC). Nesta terça-feira (8), ele continua participando de encontros e rodadas de negócios dentro da NAB Show 2025.
Por TNOnline.