O Paraná deve enfrentar temporais nos próximos dias devido à chegada de duas frentes frias, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A primeira frente fria já está no Sul do Brasil e começará a impactar o estado nesta sexta-feira (28). Após a instabilidade, o fim de semana será marcado pelo predomínio de sol, até a chegada da segunda frente fria, prevista para segunda-feira (31).
Previsão de Chuvas e Temporais
Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, núcleos de instabilidade se formarão à frente do sistema frontal, organizando-se em uma linha de instabilidade que avançará rapidamente pelo Paraná. Isso pode resultar em chuvas intensas, raios e rajadas de vento fortes, principalmente nas regiões Noroeste e Oeste do estado.
Além disso, temporais são esperados entre o Sudoeste e Centro-Sul entre a tarde e a noite de sexta-feira. No Leste do Paraná, incluindo Curitiba e o Litoral, a chuva deve chegar no fim da tarde, mas com menor intensidade. No Norte do estado, as precipitações devem ocorrer de forma irregular, mas ainda podem trazer transtornos.
Na próxima semana, a segunda frente fria voltará a causar instabilidade em várias regiões. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, esse fenômeno ocorre devido à separação entre duas massas de ar, uma fria e outra quente, o que provoca queda de temperatura, aumento da nebulosidade, ventos fortes e tempestades com raios e granizo.
Monitoramento e Previsão Detalhada
O Simepar conta com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, permitindo um acompanhamento preciso do clima. Os dados são utilizados por órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável para ações preventivas em casos de eventos climáticos extremos.
Para conferir a previsão do tempo detalhada para cada um dos 399 municípios paranaenses, os interessados podem acessar o site do Simepar (www.simepar.br), onde há informações sobre chuvas, temperaturas, umidade relativa do ar e velocidade do vento, com atualização duas vezes ao dia.
Por TNOnline.