A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) promoveu uma ação educativa voltada à preservação ambiental com os coordenadores pedagógicos das 36 escolas municipais de Apucarana, no Norte do Paraná. A atividade envolveu visitas ao aterro sanitário e às estações de tratamento de água e esgoto da cidade, realizadas na última terça-feira (13), com o objetivo de fortalecer o ensino da sustentabilidade nas escolas.
Resíduos recicláveis ainda são descartados de forma incorreta
Dados preocupantes apontam que, das cerca de 90 toneladas de resíduos que chegam diariamente ao aterro sanitário de Apucarana, 30% são compostos por materiais recicláveis que, se corretamente separados, poderiam ter outro destino. O descarte inadequado compromete a vida útil do aterro e o meio ambiente.
A supervisora do aterro, Roseli de Freitas, destaca que embalagens plásticas são as mais frequentes. “Vem papelão, vem metais. Mas a maior parte é realmente o plástico”, afirma. Para ela, a gestão eficiente do aterro começa nas casas das pessoas, com a separação correta do lixo.
Jogos educativos vão reforçar aprendizado nas escolas
Durante as visitas, os educadores conheceram os processos de tratamento de água e esgoto e as exigências técnicas do aterro, como impermeabilização das células e controle de vetores. As informações obtidas serão utilizadas no trabalho pedagógico com os alunos por meio de jogos educativos, que serão entregues pela Sanepar à Autarquia Municipal de Educação no próximo mês.
Os kits didáticos abordarão temas como Conservação dos Rios, Sustentabilidade e Resíduos Sólidos, com elementos da bacia hidrográfica de Apucarana para incentivar o senso de pertencimento. Serão entregues quatro kits com tabuleiros e quebra-cabeças gigantes para atividades especiais e outros 66 kits de jogos de mesa, destinados às salas de aula.
Multiplicadores ambientais
O superintendente pedagógico da Autarquia Municipal de Educação, Pablo Costa, considera a visita técnica fundamental para ampliar a educação ambiental no município. “A partir deste momento, eles conseguem orientar os nossos professores e trabalhar a importância do uso racional da água e da destinação correta dos resíduos”, pontua.
A coordenadora Talita de Araújo de Souza, da EM Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira, relatou ter ficado impactada com a estrutura das unidades da Sanepar. Já Jesuina Nadim, da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, afirmou que a experiência lhe deu uma nova perspectiva sobre o destino dos resíduos gerados diariamente. “Até então, eu não tinha noção do que vinha depois de apertar a descarga”, confessou.
Adriana Beletatti, da EM Papa João XXIII, lamentou o volume de resíduos recicláveis que chegam ao aterro sem separação prévia. “Eles poderiam ganhar um pouquinho melhor, se cada família fizesse o trabalho de separação nas casas”, destacou, referindo-se aos trabalhadores da Cooperativa de Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap).
A iniciativa da Sanepar busca formar agentes multiplicadores da conscientização ambiental e reforçar a importância do saneamento básico como fator essencial para a sustentabilidade e a saúde pública.