A Prefeitura de Jandaia do Sul realizou neste sábado (10) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município foram mobilizadas com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra a gripe e outras doenças imunopreveníveis.
A campanha foi aberta a toda a população, com prioridade para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde:
• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
• Gestantes e puérperas;
• Profissionais da saúde e da educação;
• Pessoas com comorbidades;
• Idosos e demais públicos de risco.
A partir do Dia D (10/05), a vacinação contra a Influenza foi ampliada e liberada para toda a população acima de 6 meses de idade.
Durante o Dia D, foram aplicadas 1.216 vacinas, sendo 972 doses contra a Influenza e 244 doses de vacinas de rotina, incluindo vacinas em atraso.
No período de 1º de abril a 12 de maio de 2025, o município recebeu 8.240 doses da vacina contra a Influenza, das quais 4.262 já foram administradas.
A enfermeira de Epidemiologia, Isabel Garcia Giorgiani Moreno, reforçou a importância da imunização: “É extremamente importante reforçar que no Paraná está tendo um aumento de casos de Influenza, e a vacinação vem para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população. Portanto, quem ainda não vacinou, procure a UBS mais próxima da sua residência.”
Enio da Silva Santos, também vacinado, afirmou: “É bom para cuidar da saúde. Estou me sentindo protegido agora.”
O diretor municipal de Saúde, Valmir Oliveira, destacou que a campanha segue em andamento: “Sábado, dia 10, foi o Dia D, mas a vacinação continua até alcançarmos o maior número possível de vacinados.”
O prefeito Ditão Pupio e o vice-prefeito Inei Heckert destacaram a importância da vacina: “A saúde é prioridade. Seguiremos trabalhando juntos para garantir campanhas eficazes e atendimento de qualidade a todos.”
A vacinação continua disponível nas UBS do município. Para se imunizar, basta apresentar CPF e carteira de vacinação.