A atual gestão encontrou mais de mil placas de trânsito depositadas e sem serem utilizadas, em uma área do Aeroporto Capitão João Busse. Enquanto isso, muitos bairros e área central de Apucarana aguardam há muito tempo por uma sinalização adequada. A maioria estava em área coberta e protegida, mas algumas delas foram encontradas literalmente abandonadas na área externa. O fato foi trazido a público neste final de semana pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade, major Vilson Laurentino da Silva.
O prefeito Rodolfo Mota afirma que não houve nenhuma referência sobre o depósito no período de transição de governo e a atual gestão tomou conhecimento da situação somente em uma vistoria de praxe feita no aeroporto. O prefeito afirma que, ao tomar conhecimento da situação, a atual gestão iniciou um inventário do material. “Até o momento, o levantamento registrou 1.065 somente de placas de sinalização vertical de trânsito. No entanto, existem também ainda dezenas de placas de sinalização turística, de indicação de estradas rurais, de parques e de entradas da cidade”, cita Rodolfo Mota.
A atual gestão estima que o depósito encontrado representa um investimento de cerca de mais de R$ 200 mil. “Infelizmente, algumas não vão poder ser utilizadas, pois já estão fora do padrão do Código de Trânsito. Mas a maioria delas está em boas condições e poderá ser aproveitada. Temos muitos problemas em cruzamentos, por exemplo, que conseguiremos resolver com esse estoque que encontramos. Vamos adquirir outros materiais também e fazer uma sinalização adequada em toda a cidade”, ressalta Rodolfo Mota. De acordo com o major Vilson, há placas que atendem as diversas necessidades de trânsito, como de pare, siga em frente, proibido estacionar, semáforo, de embarque e desembarque, carga e descarga, proibido retorno, proibida conversão, sentido de circulação na rotatória, de área de estacionamento do rotativo e de vaga para idoso, entre outras.
O major afirma que há muitos pedidos de placas feitos pela população, muitos deles via protocolo. “Vamos analisar os pedidos, verificando qual deles realmente têm viabilidade. Já começamos a colocar essas placas que foram encontradas e vamos intensificar o trabalho, dentro de um planejamento elaborado pela nossa equipe”, completa o secretário municipal de Segurança.