A China decidiu suspender temporariamente, por 60 dias, a importação de carne de frango do Brasil. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (16) pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira.
Segundo o ministro, a suspensão entra em vigor imediatamente. “A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira”, declarou durante agenda em Goiás.
Caso confirmado no Rio Grande do Sul
O foco da doença foi identificado em uma granja de matrizes no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A propriedade foi isolada e todas as aves foram eliminadas, conforme os protocolos do Plano Nacional de Contingência.
A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul iniciou investigações para verificar a presença de outros focos da doença em um raio de 10 quilômetros da granja afetada.
Primeiro caso em produção comercial
Este é o primeiro registro da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma unidade de produção comercial no Brasil. Até então, os casos detectados no país envolviam apenas aves silvestres — aquelas que vivem soltas na natureza.
Governo descarta risco no consumo
O Ministério da Agricultura reforça que a gripe aviária não é transmitida por meio do consumo de carne de frango ou ovos. O risco de infecção em humanos é considerado baixo e ocorre principalmente em pessoas com contato direto e frequente com aves infectadas, vivas ou mortas.
A circulação do vírus da gripe aviária é monitorada no mundo desde 2006, com maior incidência em países da Ásia, África e norte da Europa.