A Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil de Apucarana (Segtran) iniciou um processo de reorganização dos pontos de táxi na área central da cidade. A medida, segundo o prefeito Rodolfo Mota, visa melhorar a distribuição de vagas do estacionamento rotativo e aumentar a segurança dos taxistas.
Com a reestruturação, serão criadas 11 novas vagas no sistema rotativo – dez delas na Praça Rui Barbosa e uma na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Mudanças nos pontos de táxi
Após diálogo com a categoria, ficou definido que três pontos de táxi serão desativados a partir desta quinta-feira (15): o localizado próximo ao semáforo da Praça Rui Barbosa, o ponto em frente ao banco Itaú, na mesma praça, e o da UPA.
Segundo o major Vilson Laurentino da Silva, da Segtran, os taxistas desses locais serão remanejados para os outros quatro pontos que permanecerão ativos: Estação Rodoviária, Praça Interventor Manoel Ribas (Praça do Redondo), Hospital da Providência e ao lado da cancha acústica, na Praça Rui Barbosa.
A nova sinalização será feita ainda nesta noite nos pontos desativados, transformando as áreas em vagas de rotativo. “A partir de sexta-feira (16), os taxistas já estarão nos locais unificados, enquanto as novas vagas do rotativo entram em funcionamento”, explicou Carlos Weyand, diretor de Trânsito e Mobilidade Urbana.
Situação dos alvarás
Atualmente, 36 profissionais solicitaram alvarás para atuar como taxistas em Apucarana. Destes, 30 estão em atividade. Os demais estão com alvará vencido ou com veículos sem condições adequadas para o serviço.