O secretário estadual de Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto (PSD), está entre os nomes cotados pelo grupo político do governador Ratinho Junior (PSD) para disputar a sucessão ao Palácio Iguaçu em 2026. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (23).
Segundo a reportagem, Ratinho Junior trabalha nos bastidores com o objetivo de disputar a Presidência da República em 2026, e ao mesmo tempo, articula para deixar um aliado no comando do Paraná. Para isso, tem fortalecido sua base política com mudanças no secretariado e articulações partidárias.
Nomes cotados no PSD
Além de Beto Preto, a lista de possíveis pré-candidatos ao governo do estado pelo PSD inclui:
-
Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba
-
Guto Silva, ex-deputado estadual e atual secretário de Cidades
-
Sandro Alex, deputado federal licenciado e secretário de Infraestrutura e Logística
-
Alexandre Curi, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná
Todos são ligados ao PSD e considerados nomes influentes dentro da base governista.
Estratégia política
A reportagem destaca ainda que, para ampliar a governabilidade e apoio político, Ratinho Junior promoveu uma reforma administrativa que contemplou partidos como o União Brasil e o PP, com a nomeação do deputado Do Carmo (União Brasil) como secretário do Trabalho. Do Carmo é rival político do senador Sergio Moro (União Brasil), que também tem intenção de concorrer ao governo do estado em 2026.
Além disso, ex-prefeitos que ficarão sem mandato após 2024 também foram contemplados em cargos no governo estadual, como parte da estratégia para consolidar alianças.
Apesar das movimentações, Ratinho Junior ainda não definiu seu candidato preferido para a sucessão, segundo a Folha.