O Prefeito Ditão Pupio, o vice Inei Heckert e o diretor de departamento de Saúde, Valmir Inácio estiveram na Rádio Jandaia fazendo um balanço dos primeiros 100 dias de mandato. O prefeito destacou avanços em todas as áreas e pontuou os desafios dos primeiros meses em organizar o município e equilibrar as finanças.
Entre os principais destaques do início de gestão, foi o anúncio do Novo Pronto Atendimento Municipal 24 horas, com recursos através do Governo do Estado e Secretaria de Saúde, viabilizados pelo secretário Beto Preto. O investimento será de 4,5 milhões para construção e mais 2,5 milhões para equipamentos, totalizando 7 milhões em investimento.
Outro anúncio foi a pavimentação da Estrada Velha para Marumbi em parceria com o município vizinho. O recurso é do Governo Estadual que irá contemplar um trecho de aproximadamente 6 km de Jandaia do Sul e também mais 4 km pertencentes à Marumbi.
O município também irá receber mais dois investimentos, através de emenda do deputado Beto Preto e da Secretaria das Cidades, através do secretário Guto Silva. Ambos destinarão 2 milhões me pavimentação, totalizando 4 milhões de investimentos.
Prefeito destaca parcerias e viagens para busca de recursos e projetos. “Estivemos em Curitiba e Brasília atrás destes recursos, atrás de projetos, que é onde o dinheiro está. Estamos aproveitando este início de mandato para pedir e buscar mesmo esses recursos porque nossa cidade precisa,” destacou Ditão.
SAÚDE MAIS ORGANIZADA E NOVOS INVESTIMENTOS
O diretor do Departamento de Saúde, Valmir Inácio, pontuou os desafios do início de gestão e destacou avanços, principalmente na área de especialidades. “Estamos trabalhando para melhorar e agilizar os atendimentos. Estamos com postinhos saúde em pleno funcionamento, credenciamento médico funcionando. Ampliamos via Cisvir a oferta de especialidades com aquisição de mais consultas e também estamos ampliando a parceria com o Hospital Nossa Senhora de Fátima, que além dos partos pelo SUS, também está realizando cirurgias gerais e também ortopedia,” disse o diretor.
Valmir também disse que o elenco de medicamentos ofertados está sendo ampliado e que em breve, a partir de maio estará disponível na rede municipal.
SAÚDE: MAIS CONQUISTAS
Foram realizadas contratações por meio de PSS, incluindo 9 técnicos de enfermagem, 8 enfermeiros, 3 motoristas de ambulância, 3 agentes de endemias, 2 farmacêuticos e 1 auxiliar de farmácia. Também houve credenciamento de profissionais como médica ginecologista, pediatra, psicólogos e uma fonoaudióloga, ampliando a oferta de atendimentos especializados. Diversos pacientes foram encaminhados para cirurgias por meio do programa Opera Paraná, além da realização de mutirões em especialidades como ultrassonografia, ginecologia, dermatologia e neurologia. A frota da saúde foi reforçada com a chegada de uma ambulância, um veículo para transporte sanitário e uma ambulância do SAMU.
A gestão também promoveu a ampliação da REMUME, com aquisição de novos medicamentos, e ações de combate à dengue, com a compra de pulverizadores. As Unidades Básicas de Saúde receberam mobiliários e equipamentos novos, e estão em andamento licitações para aquisição de veículo utilitário, uniformes, mobiliário, equipamentos e painel de senhas para farmácia e laboratório.
ALMOXARIFADO A TODO VAPOR
O setor de Almoxarifado atuou de forma emergencial neste início de mandato com limpeza urbana, retirada de entulhos, podas e cortes de árvores, além da manutenção e cascalhamento de estradas rurais, como nas regiões da Amizade e Marumbizinho. Também foram realizadas ações de recuperação de caixas d’água e obras para contenção de águas pluviais, garantindo melhorias no transporte escolar e nas condições de tráfego rural.
O atendimento aos produtores rurais também foi retomado, além da manutenção do maquinário pesado do município que atende esta demanda.
OBRAS E INFRAESTRUTURA: OBRAS HERDADAS E NOVOS PROJETOS
O departamento de Obras e Urbanismo iniciou o ano com um estudo e regularização de projetos paralisados ou com problemas na execução, como a Avenida da Amizade, reforma do PAM, construção da APAE, Barracões industriais, entre outras, que possuem ou tiveram divergências na execução das obras e contrapartidas herdadas pela atual gestão.
A atualização do Conselho Municipal de Planejamento Urbano, inativo desde a revisão do Plano Diretor, e o envio de respostas a órgãos de controle, com foco na transparência e retomada de obras.
O projeto Meu Campinho Universitário foi concluído nesta gestão e o do Distrito São José está em fase inicial de implantação. O departamento ainda trabalha para finalizar a ligação do Guaralajara-Rebouças, paralisado pela falta de recursos e também nas novas tratativas com a Justiça Federal para conclusão da UPA, próximo à linha férrea.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O departamento de Assistência Social realizou nestes primeiros meses mais de 2.122 atendimentos em serviços pelo CRAS como Cadastro Único, BPC, carteiras do autista, idoso e passe livre, visitas domiciliares e grupos do PAIF.
Foram inscritos no Programa Frente de Trabalho 123 trabalhadores temporários. E os programas Primeira Infância tiveram 16 famílias acompanhadas e o Nossa Gente com 40 famílias.
Já o CREAS realizou 277 atendimentos, incluindo visitas domiciliares, abordagem à população em situação de rua e acompanhamento de adolescentes em medida socioeducativa. E na Casa Lar temos 8 crianças acolhidas institucionalmente.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
O departamento foi remanejado para a Prefeitura, gerando economia com aluguel. Foram realizadas diversas reuniões e parcerias com IDR/Emater e UFPR.
Foram realizados a atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com pedido protocolado para nova vala do aterro municipal e renovação de licença da ASCAMAR e ações de educação ambiental e participação no Núcleo Socioambiental da Itaipu.
CULTURA FORTE E ABRANGENTE
O departamento de Cultura desenvolveu ações nos primeiros 100 dias de gestão, com a realização de 22 oficinas culturais que atendem cerca de mil alunos, abrangendo diversas faixas etárias e modalidades. Também foram promovidas oficinas de teatro e ritmos no Distrito São José, ampliando o acesso às atividades culturais nas comunidades.
Entre os eventos de destaque estiveram o Cinecultura, realizado no Auditório Municipal, e o Sarau Cultural, que reuniu apresentações artísticas, feira de artesanato e aula de ritmos na Praça do Café. O departamento também ficou responsável e marcou presença na Feira Riquezas do Vale, em Godoy Moreira, com 8 estandes de empreendedores locais. Além disso, foram iniciados projetos em parceria com a UFPR, Assistência Social e Instituto Lucas, fortalecendo a integração entre cultura, educação e inclusão social.
EDUCAÇÃO E ESPORTES
Na área da Educação, a gestão realizou a entrega dos Cartões Escolares, garantindo mais autonomia às famílias na compra de uniformes e materiais escolares para os alunos da rede municipal. Também foi concluída a vistoria de 100% da frota escolar, assegurando segurança e qualidade no transporte dos estudantes. E ainda a aquisição de um novo ônibus escolar, viabilizada por meio de parceria com o Governo do Estado.
Outro avanço foi a implantação do sistema de ensino e materiais pedagógicos da FTD, fortalecendo a qualidade do ensino e padronizando o conteúdo aplicado nas escolas municipais.
No esporte o município se prepara para Jogos Escolares Fase Municipal. A retomada do tradicional Torneio do Trabalhador neste ano, que será realizado no dia 01 de maio. E também o município sediará a Fase Regional dos Jogos Escolares.
INDÚSTRIA E COMÉRCIO EM MOVIMENTO
Na área de Indústria, Comércio e Turismo, os primeiros 100 dias de gestão foram marcados pela realização do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, que reuniu 130 pilotos e movimentou o turismo local. Também foi feito o lançamento da 4ª edição da Festa da Cachaça, além do fortalecimento do diálogo com comerciantes locais.
O departamento também finalizou a aquisição dos terrenos industriais no Jardim Araucária, que estavam parados deste a última gestão. Em breve a prefeitura irá abrir credenciamento de empresas para aquisição dos lotes. O parque industrial próximo ao Distrito São José também irá sair do papel.
TRIBUTAÇÃO REALIZA REFIS
Na área de Tributação, foi lançado o REFIS 2025, oferecendo descontos de até 100% em juros e multas, além do atendimento para revisão de valores do IPTU, promovendo justiça fiscal e regularização de débitos.