Durante uma fiscalização realizada na manhã de segunda-feira (7), a Vigilância Sanitária e o Procon de Mandaguari apreenderam aproximadamente 100 kg de produtos com validade vencida em um mercado localizado em um bairro da cidade. A ação foi motivada por denúncias recebidas na semana passada.
Entre os itens recolhidos estavam bebidas, como a Guaraçaí — vencida desde novembro do ano passado —, além de iogurtes, verduras, refrigerantes, pães, carne bovina e peixes. Todos os produtos foram descartados no aterro sanitário do município.
O estabelecimento foi notificado e poderá ser multado, embora o valor da penalidade ainda não tenha sido divulgado pela Vigilância Sanitária.
Desde o início de 2024, aproximadamente 150 kg de alimentos vencidos já foram apreendidos em três mercados da cidade, dois deles localizados na região central.
Canal de denúncias
A população pode colaborar com a fiscalização denunciando irregularidades à Vigilância Sanitária. As denúncias podem ser feitas a qualquer hora, via internet, pelo site oficial da Prefeitura de Mandaguari, na seção “Protocolos”. Apesar da necessidade de identificação para registro, o anonimato é garantido aos denunciantes.