A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta terça-feira (08) uma operação de combate ao desvio de recursos públicos envolvendo cinco prefeituras da região noroeste do estado. Os alvos são suspeitos de participação em um esquema de fraudes financeiras contra os cofres públicos dos municípios de Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema.
Ao todo, estão sendo cumpridos 79 mandados judiciais em nove estados brasileiros. São 43 mandados de prisão pelos crimes de associação criminosa e estelionato, além de 36 mandados de busca e apreensão. A ação ocorre simultaneamente nos estados do Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e no Distrito Federal.
Esquema envolvia falsos contatos com servidores públicos
As investigações tiveram início em 2023, quando foram identificadas pelo menos 38 transferências bancárias fraudulentas, principalmente direcionadas a contas nos estados de São Paulo e Ceará.
De acordo com a polícia, os criminosos se passavam por representantes de empresas ligadas a instituições bancárias e mantinham contato direto com servidores dos departamentos financeiros das prefeituras. Eles alegavam a necessidade de atualização de dados para que pagamentos municipais fossem processados.
Com os dados em mãos, os golpistas acessavam as contas bancárias das prefeituras, realizavam transferências indevidas e pulverizavam os valores em contas de empresas de fachada, dificultando o rastreamento dos recursos desviados.
A operação representa mais um passo no enfrentamento a crimes de colarinho branco no Paraná e pode ter desdobramentos com novas prisões e apreensões nos próximos dias.
Por TNOnline.