A partir da tarde desta quarta-feira (9), Apucarana inicia uma operação de pulverização de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação será realizada com equipamentos acoplados em caminhonetes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e contemplará 70 bairros da cidade em cinco ciclos, com duração prevista de 20 a 25 dias.
A decisão foi tomada em reunião realizada nesta segunda-feira (7) entre técnicos da 16ª Regional de Saúde e da Autarquia Municipal de Saúde, com base nos dados do último boletim epidemiológico que apontam 314 casos de dengue confirmados até 1º de abril. A atualização oficial será divulgada pela Sesa nesta terça-feira (8).
Estratégia da pulverização
A operação utilizará o UBV-pesado, popularmente conhecido como “fumacê”, e será realizada nos horários mais eficazes para a eliminação dos mosquitos adultos: das 6h às 9h e das 16h às 20h. Os veículos circularão a uma velocidade de 15 a 18 km/h, inclusive em contramão, quando necessário, para garantir a pulverização completa de ambos os lados das ruas.
Segundo Mateus Machado, coordenador de endemias do município, a base de apoio para manutenção dos equipamentos será no pátio da Prefeitura, e os trabalhos só serão realizados em condições climáticas favoráveis, já que chuvas e ventos fortes inviabilizam a aplicação.
Marcelo Viana, da Regional de Saúde, orienta os moradores a abrirem janelas e portas no momento da passagem do fumacê. Ele garante que o inseticida não oferece risco a pássaros e animais domésticos e reforça que seu efeito é direcionado somente aos mosquitos adultos.
União de esforços
O prefeito Rodolfo Mota destacou o esforço conjunto entre os órgãos de saúde. “Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e da 16ª Regional, além do Pronto Atendimento 18 horas da Dengue, teremos agora também a pulverização em larga escala. Essa união de esforços é fundamental para controlar a situação e atender a população com agilidade e segurança”, afirmou.
Lucas Leugi, chefe da 16ª Regional, explicou que a operação foi uma recomendação direta do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, diante da preocupação com o aumento de casos positivos no município. “Agilizamos o processo burocrático para iniciar o mais rápido possível essa ação abrangente de combate ao mosquito”, destacou.
Bairros que receberão o fumacê
A operação vai passar por:
Marcos Freire, Recanto Mundo Novo, Mathias Hoffman, Dom Romeu Alberti, Djalma Mendes, Vale Verde, Jardim Amizade, Casa Grande, Mega Park, Cidade Educação, Trabalhista, Monções, Ponta Grossa, Diamantina, Mercadante, Marissol I e II, Garcia, Paraná, América, Montreal I e II, Salete, Eulália, Nova América, Adriana, Unespar (Fecea), Água Azul, Indústrias, Sanches dos Santos, Vila Nova I e II, Malibu, Parque da Raposa, Sabiá, Andorinhas, Jaçanã, Santiago, Dom Angelo I e II, Sesi, Sumatra, Aviação, Colonial, Aeroporto, Castelo Branco, Santos Dumont I, II e III, Cerejeiras, Colonial II, Colégio Agrícola, Tarobá, Tibagi, Isabela I e II, Recanto do Lago, Paraíso, Belvedere, Monte Sião, Apucarana, Fariz Gebrim, Parque de Exposições, Jardim Pinheiros, Residencial Itália, Recanto Bom Retiro, Parque Bela Vista, Projeto Bóia Fria e Jardim Cidade Alta.
A ação integra a Operação Guerra Contra a Dengue da Prefeitura de Apucarana e reforça os esforços para reduzir a proliferação do mosquito, especialmente diante do avanço da dengue tipo 3, que apresenta maior risco de agravamento.
Por TNOnline.