Dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15) reforçam o crescente destaque do Paraná como um destino turístico procurado por viajantes nacionais e internacionais. Entre janeiro e dezembro de 2024, as empresas do setor no estado registraram um aumento de 13,6% em suas atividades, superando em 4,4 pontos percentuais a média nacional, que ficou em 9,2% no mesmo período.
A performance do Paraná foi a quinta melhor entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas de Ceará (17,7%), Goiás (17,4%), Santa Catarina (15,9%) e Bahia (14,2%). Ainda assim, o estado superou destinos tradicionalmente conhecidos, como Rio de Janeiro (10,5%), Pernambuco (8,4%) e São Paulo (7,9%).
Além do aumento no volume de atividades do setor – que engloba hospedagem, alimentação, lazer, transporte e agências de viagem – houve também um crescimento significativo no faturamento das empresas. De acordo com o IBGE, a receita nominal, que mede o montante bruto arrecadado pelos serviços prestados, foi 14,8% maior nos primeiros 11 meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023.
Esse crescimento pode ser atribuído, em parte, aos investimentos do Governo do Paraná na infraestrutura turística e na promoção de atividades para atrair visitantes. Projetos como a revitalização da orla de Matinhos e a inclusão de Paranaguá nas rotas internacionais de cruzeiros elevaram o Litoral paranaense a um novo nível de oferta turística.
Exemplo disso foi o Verão Maior Paraná, que no último fim de semana atraiu mais de 300 mil pessoas às praias de Matinhos e Pontal do Paraná para assistir aos shows de artistas de renome nacional. Com 33 apresentações programadas, a expectativa é ultrapassar o público de mais de um milhão de pessoas registrado na temporada anterior.
Outras iniciativas, como a concessão do Parque de Vila Velha à iniciativa privada nos Campos Gerais, a construção do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu em parceria com o Centre Pompidou de Paris e a melhoria das praias de água doce no Noroeste do estado, também têm contribuído para fortalecer o turismo regional.
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o setor possui uma cadeia produtiva extensa que se beneficia das ações de estímulo promovidas pelo governo estadual. “Os números comprovam como a qualificação dos serviços turísticos e os esforços do governo impactam positivamente a economia, gerando empregos e aquecendo o mercado local”, afirmou.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), conduzida pelo IBGE, que monitora o desempenho conjuntural do setor a partir da receita bruta das empresas. Os resultados completos, incluindo informações específicas sobre o turismo no Paraná, podem ser acessados no banco de dados Sidra, do IBGE.