O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, já definiu o cronograma de atividades da associação para este final de ano e, inclusive, início de 2025, quando assumem os novos gestores públicos municipais eleitos no dia 6 de outubro deste ano.
Segundo Toledo, está confirmada para o próximo dia 16 de dezembro uma reunião apenas com os prefeitos eleitos e reeleitos. Será a partir das 15 horas, na sede da Amuvi, em Apucarana, para eleição da nova diretoria que vai comandar a entidade no biênio 2025/2026.
O edital de convocação das eleições foi assinado nesta quinta-feira (28) e deverá ser publicado nesta sexta-feira (29) no site da Amuvi e ainda no órgão oficial. A partir desta sexta-feira inicia o prazo de inscrições de chapas, que podem ser feitas até dois dias úteis antes do dia marcado para o pleito.
Conforme o presidente da Amuvi, até agora manifestaram publicamente que pretendem concorrer à presidência da associação o prefeito reeleito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), o prefeito eleito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura (União Brasil) e o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSD). Segundo ele, é possível que o prefeito eleito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), também entre na disputa, porém para fazer composição numa chapa com algum desses pré-candidatos. Toledo frisa, porém, que até agora são apenas nomes comentados. Pode ser que outros também se manifestem.
Uma outra reunião da Amuvi será realizada ainda neste ano, no dia 21 de dezembro, mas apenas para confraternização dos atuais prefeitos. O encontro festivo será numa chácara em Cruzmaltina, do prefeito local Natal Casavecchia (PL). E no dia 15 de janeiro será a posse da nova diretoria, assim como prestação de contas da gestão atual.
Para Toledo, que no biênio 2024/2025 se revezou na presidência com o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), a Amuvi está fechando o exercício contabilizando resultados positivos em favor dos municípios do Vale do Ivaí. Ele cita a luta constante na defesa de projetos estruturantes para o Vale do Ivaí contidos na Carta da Amuvi, além de diversas outras ações de defesa e integração dos municípios. “O mais importante de tudo é a união de todos os prefeitos em favor de um projeto comum para todos os municípios do Vale do Ivaí”, comenta.
Por TNOnline.