A Eletrobras prevê investir R$ 84,2 milhões na modernização da Subestação Ivaiporã, no município de Manoel Ribas (PR), propiciando maior confiabilidade e eficiência ao fornecimento de energia aos consumidores do Paraná e de toda região Sudeste. As obras têm prazo de até 36 meses.
O projeto de modernização, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira (17), prevê a substituição do transformador de potência trifásico, equipamento de grande porte essencial. As melhorias integram o Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica 2023, que visa aumentar a vida útil de instalações e garantir a prestação do serviço de transmissão de energia elétrica com qualidade e segurança.
“As obras fazem parte do compromisso da Eletrobras para contribuir com a segurança e a estabilidade do Sistema Interligado Nacional, reforçando o desenvolvimento da infraestrutura energética do país”, afirma o vice-presidente de Engenharia de Expansão da Eletrobras, Robson Campos.
A Subestação Ivaiporã integra o sistema de transmissão responsável pelo escoamento da energia produzida pela Usina Hidrelétrica Itaipu. Com as obras, a Eletrobras receberá uma parcela adicional de R$ 13,9 milhões à Receita Anual Permitida (RAP) provisória do empreendimento do Paraná.