O Paraná deve ter geadas e queda de temperaturas nos próximos dias, a partir desta sexta-feira (9), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Inicialmente a geada deve iniciar com baixa intensidade no centro-sul e sudeste do estado, mas depois deve se espalhar por todo o Paraná de forma moderada, sendo mais forte no centro e centro-sul, aponta o órgão.
No sábado (10), por exemplo, a estimativa do Simepar é que em Guarapuava os termômetros cheguem a 0ºC. Foto: Eduardo Andrade/RPC.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta sobre uma onda de frio prevista para durar pelo menos até sábado (10). De acordo com o órgão, as temperaturas podem ficar até 5ºC abaixo da média em todo o Paraná, provocando riscos à saúde.
Os meteorologistas do Simepar explicam que a mudança no tempo se deve ao avanço de uma frente fria sobre o estado, que também pode provocar chuvas e alguns raios ao longo desta quinta-feira (8).
“Além disso, há forte resfriamento previsto a partir do anoitecer entre as regiões oeste, sudoeste e centro-sul, devido ao ingresso de uma massa de ar frio. Na sexta-feira (9) o destaque é o ingresso de uma massa de frio, que provoca declínio acentuado das temperaturas. Faz bastante frio sobre a maioria das regiões paranaenses, e mesmo à tarde os valores previstos ficam bem amenos. Vento também aumenta a sensação de frio”, explica o órgão.
Até esta sexta-feira (8), o recorde de frio do ano registrado no estado foi no dia 1º de julho, quando General Carneiro, cidade da região Sul, marcou -3,9ºC.