Na última segunda-feira (8), a Polícia Civil do Paraná (PCPR), em colaboração com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizou uma operação em São João do Triunfo, na região sudeste do estado, contra um grupo criminoso que vendia aposentadorias falsas.
A principal suspeita, uma mulher de 44 anos, foi detida pela PMPR no sábado (6), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
Durante a operação, foram executados cinco mandados de busca e apreensão em locais associados aos suspeitos. Celulares e documentos recolhidos foram encaminhados para perícia.
De acordo com o delegado da PCPR, Mateus Santarelli, as investigações revelaram um esquema de venda de aposentadorias falsas que ocorria em duas fases. Inicialmente, uma funcionária do sistema de saúde selecionava as vítimas, focando em pessoas com menor nível de escolaridade.
Em seguida, as vítimas eram atendidas pela mulher de 44 anos, que se passava por advogada e cobrava dinheiro com a promessa de que seriam aposentadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo sabendo que o benefício não seria concedido.
No sábado (6), a suspeita foi presa pela Polícia Militar. Ela possui 76 boletins de ocorrência, principalmente relacionados a fraudes.
A PCPR continuará as investigações para identificar outros envolvidos no esquema.
Informações por Ric.