Neste dia 09 de junho de 2024, a Magda, uma enfermeira residente na Rua Romão Choronisk, número 65, no Jardim Pérola, próximo à Antiga Colari, entrou em contato com o Blog do Berimbau para denunciar um caso grave de envenenamento. Segundo Magda, seus três gatos de estimação foram envenenados, o que causou grande preocupação e sofrimento. Ela relata que os gatos apresentaram sinais de envenenamento, como perda de força muscular.
Magda iniciou o tratamento dos animais, suspeita que o envenenamento tenha sido um ato criminoso de pessoas que não gostam de animais. Um detalhe importante é que há pistas sobre o autor do ato de crueldade. Com a divulgação do caso, a ideia é buscar mais elementos para identificar e denunciar os responsáveis. Em caso de denúncia, ligue para o 190, ou anonimamente 181. Existe a Lei 14.064/2020, conhecida como Lei Sansão, que alterou dispositivos do Código Penal e da Lei de Crimes Ambientais, com o intuito de aumentar as penalidades para casos de maus-tratos a animais.
Sancionada em setembro de 2020, prevê aumento nas penas para quem comete abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações em animais. A pena de detenção, que antes variava de três meses a um ano, foi estendida para dois a cinco anos de reclusão. Além disso, a lei proíbe a substituição da pena privativa de liberdade por multas e aplica a reclusão nos casos mais graves, incluindo agravantes para crimes contra cães e gatos, considerados animais domésticos ou domesticados.